ÁREAS DE ATUAÇÃO

SISTEMAS DE SAÚDE

SISTEMAS DE SAÚDE Implantação e desenvolvimento de sistemas integrados para gerenciamento e operação da área de saúde pública.

O INTS desenvolve, customiza e implanta sistemas de saúde completos e robustos para operação e gestão da área de saúde pública do município. Os sistemas englobam desde a área de pré-atendimento do cidadão, seu cadastro e navegação dentro da unidade de saúde, até o gerenciamento total do mesmo pela Central de Regulação, Secretária de Saúde e Gabinete do Prefeito.

A implementação do sistema envolve a identificação das áreas prioritárias de atuação, a orientação e planejamento das mudanças necessárias, a implementação do novo sistema de saúde digital e a ajuda e direção na melhor maneira de operá-lo.

BI – A solução completa também abrange um Sistema de BI (Business Intelligence) através do qual o prefeito pode passar a acompanhar de forma on-line e instantânea a situação geral e específica de todas as unidades de saúde integradas diretamente de seu gabinete. A partir destas informações, o prefeito, secretário de saúde e suas equipes podem ter acesso a informações customizadas e detalhadas e agir de forma imediata e com maior rapidez.

TV Saúde – Trata-se de uma plataforma completa de gerenciamento de mídia e conteúdo para as unidades de saúde com acesso completo pela Internet. Através do sistema é possível incluir e gerenciar em tempo real todas as notícias e campanhas educativas relacionadas a saúde ou não do município disponibilizada em toda a rede. Com a TV Saúde Os cidadãos passam a acompanhar em tempo real essa programação enquanto esperam para serem atendidos.

CFTV – Conhecido como Circuito Fechado de TV, o CFTV usufrui de todo avanço tecnológico sendo todo o sistema em formato digital e acessível através da Internet. O INTS implanta o CFTV não somente com propósitos de segurança e vigilância, mas também para que haja uma analise da eficiência e qualidade de atendimento, frequência dos servidores e outros indicadores básicos relacionados.

SISTEMA VIVER MAIS

O Viver+ é um aplicativo desenvolvido com o intuito de disponibilizar aos Gestores de Saúde pública um Sistema de Gestão Integrado que gerencie todas as ações desde Prevenção até Assistência. Esta ferramenta tem como objetivo administrar todo processo de planejamento, operacionalização dos serviços, monitoração e avaliação dos indicadores de saúde de determinado território. O Viver+ foi desenvolvido em forma de Módulos totalmente integrados com uma visão estratégica em nível de Gestão e operacional do fluxo diário. Estes estão vinculados por meio do Cartão Nacional de Saúde que é emitido pelo módulo Cadastro que em conjunto com os demais que seguem descritos formam o Viver +

gestao

GESTÃO DE PROFISSIONAIS

A atividade de contratar e gerenciar os profissionais médicos, especialistas ou não, pelos municípios, é considerada como uma tarefa de grande dificuldade e complexidade por quase todos os municípios brasileiros. Os médicos são hoje um recurso escasso em todo o Brasil e nem sempre estão proporcionalmente distribuídos em todo o nosso território. O INTS atua nessas duas principais frentes, ajudando a contratar os profissionais necessários e gerenciando escalas, possíveis conflitos de agenda e faltas.

Por se tratar de um entidade sem fins lucrativos, com ampla atuação na área e com acesso a titulações do Ministério da Justiça, como a de OSCIP por exemplo, o INTS possui uma série de benefícios, isenções e imunidades fiscais e tributárias que possibilitam a prestação de serviços mais competitivos e com um maior retorno social.

Na área de profissionais de saúde, por exemplo, o INTS já atua em diversos municípios brasileiros apoiando na gestão dos mesmos, reduzindo custos e melhorando o nível de atendimento aos cidadãos. A economicidade neste caso se dá em função de uma significativa redução de alguns impostos federais como: INSS, PIS, COFINS, IR, CSLL, entre outros.

gestao

GESTÃO HOSPITALAR

O hospital é uma instituição fundamental no âmbito da saúde pública, pois promove a saúde da sociedade, monitorando o nascimento, a enfermidade e o óbito. Esta instituição é marcada pela complexidade projetual, construtiva e operacional, tendo em vista a magnitude do seu papel na sociedade e as inúmeras responsabilidades atribuídas a ele.

Diante de tamanha importância, deste aparato perante o bem estar social, faz-se necessária uma gestão séria e com extrema competência.

O INTS destaca as seguintes premissas na gestão que ora se delineia:

• Pensamento Conceitual: Habilidade de analisar, refletir, avaliar de forma crítica, incisiva e sistemática sobre o contexto sócio, político e econômico, bem como, sobre o contexto organizacional – cultura, credos, tecnologia entre outros;

• Visão Holística: Habilidade de visualizar o contexto hospitalar em toda sua amplitude – abrangendo todas as facetas, e relacionando-as adequadamente, tanto os aspectos e fatores internos quanto externos (ambientes);

• Visão de Futuro: Habilidade de considerar diferentes cenários futuros e suas implicações com as metas do Hospital; considerar o futuro como dimensão própria de formação de oportunidades e avaliar as alternativas e mudanças que se fazem necessárias;

• Tolerância para a ambigüidade: Habilidade de lidar eficientemente com situações de (re) definição, seja em termos políticos, legais e outros; monitorando e avaliando os riscos das posições adotadas nas respectivas situações;

• Comunicação e Expressão: Habilidade de ouvir, captar informações relevantes, compreendê-las e repassá-las adequadamente, verificando o entendimento – feedback. Estimular e manter diálogos constantes com todos os interlocutores diretos e indiretos, mantendo os canais de comunicação constantemente abertos;

• Sentido de Administração: Habilidade de apontar direcionamentos em função de “quadros” visualizados no presente e no futuro, de elaborar planejamentos aliado a cpacidade de implnatação-ação, utilizando de forma otimizada os rcursos em consonância com o planejamento estratégico, dos parâmetros de qualidade e dos resultados previstos pela instituição;

• Desenvolvimento de Padrões: Habilidade de desenvolver, acompanhar avaliar, redimensionar processos e procedimentos de trabalho, incluindo requisitos e padrões de operação, de desempenho e de resultados;

• Condução de equipe: Habilidade de formar, dar suporte, delegar, estimular –motivar, avaliar e recompensar equipe de trabalho.

OUTROS SERVIÇOS

O INTS atua com uma grande variedade de produtos e serviços de forma a atender plenamente os gestores municipais e estaduais, profissionais e comunidade como um todo:

Consultoria em gestão e operação para a área pública

Envolve a identificação das áreas prioritárias de atuação, a orientação e planejamento das mudanças necessárias, a implementação do novo sistema de gestão pública digital e a ajuda e direção na melhor maneira de operá-lo.

Implantação e desenvolvimento de sistemas integrados para gerenciamento e operação da área pública

O INTS desenvolve, customiza e implanta sistemas de gestão pública digitais completos e robustos para operação e gestão das diversas unidades operacionais do município. Os sistemas englobam desde a área de pré-atendimento do cidadão, seu cadastro e navegação dentro das unidades de atendimento público, até o gerenciamento total do mesmo pela Central de Regulação, diversas Secretarias e Gabinete do Prefeito.

Implantação de hospitais e postos de saúde inteligentes, sustentáveis e ecologicamente corretos

O INTS possui soluções tecnológicas completas para a área de saúde pública, envolvendo a integração de hospitais, postos de saúde, central de regulação, unidades móveis, secretária de saúde e gabinete do prefeito. Estas soluções englobam a segurança das unidades de saúde, sistema de atendimento, sistema de comunicação governamental, sistema de gerenciamento de saúde, solução de telecomunicação entre as unidades, adequação e melhoria geral da rede de TI, entre alguns outros.

Consultoria e implementação de BI (Business Intelligence) e BA (Business Analytics) para a gestão pública

Através desta solução o prefeito pode passar a acompanhar de forma on-line e instantânea a situação geral e específica de todas as unidades municipais integradas, diretamente de seu gabinete. A partir destas informações, o prefeito, secretários e suas equipes podem ter acesso a informações customizadas e detalhadas e agir de forma imediata e com maior rapidez.

Preparação de mão de obra especializada para o setor público

Durante e após a entrada do novo sistema de gestão pública digital, é fundamental que toda a equipe de atendimento do município e cidadãos sejam constantemente treinados e orientados para que todo o sistema funcione adequadamente. Antecipando-se a essa tendência, o INTS fornece, em caráter temporário ou definitivo, profissionais especializados para a perfeita operação/treinamento no sistema.

Gestão eficiente da Secretaria de Educação com soluções tecnológicas de última geração

O processo de qualificação de gestores e pedagogos tem sido uma grande dificuldade para as secretarias de educação, além desta qualificação, o INTS proporciona a completa gestão do ensino: o Mapa Digital da Educação é uma Ferramenta de gestão que possibilita à Secretaria de Educação, compartilhar com as diretoras as principais questões das unidades de ensino. As decisões, que resultam de encontros periódicos e regionalizados – entre diretoras e representantes dos setores, mediados por representante direto do secretário, norteiam as ações estratégicas da gestão. A visualização das informações e decisões são disponibilizadas na internet. Os dados são dispostos em gráficos, tabelas e no mapeamento geográfico das unidades de ensino, facilitando a tomada de decisões e proporcionando transparência a gestão pública.

Gestão eficiente de profissionais médicos

A atividade de contratar e gerenciar os profissionais médicos, especialistas ou não, pelos municípios, é considerada como uma tarefa de grande dificuldade e complexidade por quase todos os municípios brasileiros. Os médicos são hoje um recurso escasso em todo o Brasil e nem sempre estão proporcionalmente distribuídos em todo o nosso território. O INTS atua nessas duas principais frentes, ajudando a contratar os profissionais necessários e gerenciando escalas, possíveis conflitos de agenda e faltas.

Telemedicina e Teleconsulta

Trata-se de soluções para a área de saúde que utilizam a infra-estrutura tecnológica (Internet, links dedicados, entre outros meios) para possibilitar um melhor nível de atendimento e serviços públicos para a população. Dentre eles destacam-se: atendimento remoto especializado, avaliação e laudo de imagens, monitoramento remoto de pacientes, diagnósticos a distância, entre outros.

TELESAÚDE

A telemedicina, ou telesaúde, não é compreendida como uma nova modalidade de especialização médica. É um método que consiste na aplicação do atendimento médico nos casos em que a distância é um fator crítico entre o profissional e o paciente, sendo um recurso possível com o advento das evoluções tecnológicas. Seu uso propicia a troca de diferentes dados, desde o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos mais precisos, seja para a promoção de prevenção e tratamento de doenças até a construção de bancos de dados de referência epidemiológica.

Com a evolução dos meios de comunicação, é natural que o contato entre o médico e o paciente possa ser feito a distância.Por isso, ao contrário do que se possa pensar, todas as aplicações dessa técnica apresentaram respostas positivas, tanto de médicos quanto de pacientes. Hoje, regulada pelo órgão norte americano ATA (American Telemedicine Association), a telemedicina já é uma realidade em muitos países e apresenta em sua forma mais básica o uso de infra-estrutura convencional de telefonia.

Segundo informações da ATA, a telemedicina congrega uma redução de custos com ampliação da atuação médica, sendo importante, ainda, no acompanhamento remoto de resultados de exames e execução de discussões técnicas. Exemplo disso são os serviços de atendimento aos clientes (SAC) para esclarecimento de dúvidas sobre medicamentos, sobre intoxicações, para a busca de auxílio no combate ao tabagismo, etc.