Ações Sociais INTS

O projeto INTS+ALEGRIA é um programa de prevenção e promoção de saúde bucal, com a finalidade de promover orientação e tratamento odontológico, na maioria das vezes para alunos matriculados nas instituições de ensino das redes públicas de Salvador.

O programa visa auxiliar uma mudança de hábitos para reverter uma realidade de índices alarmantes de problemas bucais, dando foco principal nas políticas de prevenção, promoção de saúde e orientação alimentar.

O objetivo principal do projeto é alcançar resultados positivos, com diminuição de sangramento e inflamações gengivais, redução da prevalência de lesões cavitárias nas escolas visitadas, facilitação do acesso para tratamento curativo e conscientização de pais, professores e das próprias crianças e adolescentes para o cuidado com a sua saúde.

Durante o ano de 2015, o projeto teve ênfase em visitas e ações nas escolas ou unidades filantrópicas que fazem parte do projeto, como etapa preventiva. Atuando no processo curativo da doença cárie e de problemas periodontais o projeto deu oportunidade de atendimento odontológico gratuito a 2.380 crianças de 05 a 12 anos, realizando 3.834 procedimentos.

Foram realizadas atividades educativas e de avaliação clínica ao público alvo do projeto, de forma contínua, em 19 escolas municipais das selecionadas da região no Subúrbio de Salvador, bem como 06 instituições filantrópicas atingindo ao todo um número de 7.205 crianças, além de pais e professores. No consultório odontológico na Associação Obras Sociais Mãe Rainha, foram realizados um total de 3.025 procedimentos, segundo a base de agendamentos online Medkey.