Ações Sociais INTS

Em parceria com uma empresa especializada no segmento, o INTS estará promovendo o Programa Amigo do Osso, com foco na saúde preventiva, rastreio, prevenção e o combate da osteoporose junto às comunidades carentes na Região Metropolitana de Salvador, com serviços de Densitometria Óssea, Segmento Osteogram, Absorciometria Rdiográfica (RA), através das unidades de saúde.

A densitometria óssea é o exame ideal para o diagnóstico da osteoporose e da osteopenia por detectar a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa. Ele é o método mais utilizado para avaliar a densidade mineral dos ossos. A densitometria óssea avalia a coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço distal do rádio. Isso porque essas áreas são as que mais estão sujeitas ao risco de fraturas.

O grande objetivo do programa é a cobertura dos vazios assistenciais existentes, na realização de exame da densitometria óssea para as mulheres com idade acima de 40 anos e homens acima de 60 anos, normalmente mães e pais de família, avôs e avós, que segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, visando melhor qualidade de vida, predição dos riscos de fraturas e a prevenção da osteoporose, devem realizar anualmente o exame da Densitometria Óssea.

O Programa visa realizar em torno de 1.000 exames por mês, serão realizados suporte técnico para as unidades de saúde que realizarão os exames.